
Pesquisa aponta que hormônio presente na cerveja aumenta densidade óssea
Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Extremadura, na Espanha, constatou que o fitoestrogênio, um dos principais componentes da cerveja, aumenta a densidade dos ossos femininos, prevenindo o organismo de doenças ósseas. A substância é um hormônio que tem ação semelhante ao do estrogênio no organismo feminino e pode ser encontrado em diversos alimentos como a soja e a cevada, por exemplo.
Doenças ósseas como a osteoporose ocorrem em função da redução da densidade dos ossos, deixando o paciente mais suscetível à fraturas. O problema é mais comum nas mulheres durante a menopausa, pois nessa fase há uma baixa na produção do estrogênio e, consequentemente, um desgaste ósseo maior já que o hormônio é responsável pela proteção dos ossos.
Para o estudo, foram recrutadas 1.700 voluntárias, com idade média de 48 anos. Todas eram consideradas consumidoras "leves" ou "moderadas" de cerveja, ingerindo cerca de 280 gramas da bebida por semana.
Após a comparação entre o ultrassom das voluntárias, constatou-se uma maior densidade óssea nos dedos das mãos das mulheres que bebiam cerveja quando comparadas com outro grupo que não consumia a bebida. Os resultados foram comparados, levando-se em conta fatores como peso, idade e a quantidade de consumo de álcool.
O hormônio evita a redução da densidade óssea, porém a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas também pode levar ao desgaste ósseo, por isso, os pesquisadores recomendam cautela na hora de consumir a cerveja.
ref:http://www.minhavida.com.br/materias/alimentacao/Cerveja+fortalece+os+ossos+das+mulheres.mv?utm_source=news_mv_alim_f&utm_medium=09_08_25&utm_term=header&utm_content=alim&utm_campaign=cerveja
Doenças ósseas como a osteoporose ocorrem em função da redução da densidade dos ossos, deixando o paciente mais suscetível à fraturas. O problema é mais comum nas mulheres durante a menopausa, pois nessa fase há uma baixa na produção do estrogênio e, consequentemente, um desgaste ósseo maior já que o hormônio é responsável pela proteção dos ossos.
Para o estudo, foram recrutadas 1.700 voluntárias, com idade média de 48 anos. Todas eram consideradas consumidoras "leves" ou "moderadas" de cerveja, ingerindo cerca de 280 gramas da bebida por semana.
Após a comparação entre o ultrassom das voluntárias, constatou-se uma maior densidade óssea nos dedos das mãos das mulheres que bebiam cerveja quando comparadas com outro grupo que não consumia a bebida. Os resultados foram comparados, levando-se em conta fatores como peso, idade e a quantidade de consumo de álcool.
O hormônio evita a redução da densidade óssea, porém a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas também pode levar ao desgaste ósseo, por isso, os pesquisadores recomendam cautela na hora de consumir a cerveja.
ref:http://www.minhavida.com.br/materias/alimentacao/Cerveja+fortalece+os+ossos+das+mulheres.mv?utm_source=news_mv_alim_f&utm_medium=09_08_25&utm_term=header&utm_content=alim&utm_campaign=cerveja
Oii Gabi ,é o Paulo,
ResponderExcluirentão realmente, tem gente que fala que a cerveja faz mal , que engorda que eh bem alto o colesterol, kkkkk, que a levedura nao faz bem e tals, mais eu nao acredito que ela faça mal nao, axo que oque tem de ruim nela eh soh o alcool mesmo, que tmb eh quase nada, tirando isso nada mais, pq a tempos atraz quando eu comecei a praticar esporte muita gente que entende do assunto falou pra eu comprar leevedura de cerveja pura, que faz muito bem e tals que eh rica em vitaminas, e a cerveja e feita disso e de alcool, ehheheh é isso ae, tem que preocupar nao, tem que preocupar em beber e dirigir, nao se faz mal ou nao, pq de qualquer maeira ela vai sair depois, kkkkkkkkkkkkkkkk, grande beijooooo!